Os fornos a lenha são indispensáveis para pizzarias profissionais, no entanto, existem também modelos ideais para ter na sua casa. Neste artigo pode conhecer qual o melhor forno para pizza. 

Atualmente é possível encontrar uma grande variedade de fornos para pizzas, feitos de materiais e tamanhos diversos, desta forma torna-se mais fácil adquirir um forno indicado para cada tipo de necessidade. 

Fique a conhecer então algumas características dos fornos para pizza, que a Loja das Churrasqueiras, tem ao seu dispor.

Pizza Xisto com registo Forno a lenha

  • Revestido a pedra natural de xisto multicolor pronto a utilizar.
  • Produzido de forma tradicional e forrado a pedra natural de xisto multicolor. 
  • Equipado com termômetro.
  • Equipado com saída de fumos em aço inoxidável de Ø150 mm.
  • Porta em ferro (abertura dupla e abertura para ventilação.
  • Inclui suporte para 1 espeto.
  • Aro da porta em xisto.
  • Base quadrada.
  • Pode optar pela medida exterior de 100×100 cm ou 120×120 cm.

Com Porta de Fumeiro Forno

  • Este forno tem uma parede à frente em tijolo refratário e porta de fumeiro, forno constituído com cimento e tijolo refratário. Ideal para pizzas, pão e outras receitas culinárias.
  • Este forno não é só para pizzas, mas tem uma variedade de alimentos que podem ser feitos neste forno. 
  • De dimensões mais pequena, podendo ser colocado em sítios com pouco espaço, este forno pode levar duas pizzas de 30 cm, pode-se fazer pão. Feito com cimento e tijolo refratário, com uns tijolinhos na frente do forno.

Bidão 290 Forno a Lenha

  • Disponível em diferentes medidas opcionais.
  • O Forno 290 é um forno em Bidão, que foi inserido um forno em barro numa estrutura metálica com rodas, este forno possui isolamento em argila expandida. 
  • Tem um vasto conjunto de extras como grelha no interior, pá, rodo, e um termómetro. 
  • É um forno que já está pronto para ser utilizado. Por isso, com ele pode Fazer belos assados no forno, pizzas, pão e muitas e boas receitas para amigos e família.

Como escolher o melhor forno para pizza

Na hora de escolher qual é o melhor forno para pizza é importante ter em consideração diferentes aspetos, tais como, se possui isolamento térmico, se tem as medidas exatas para o local que o pretende colocar, entre outros. Confira de seguida os diferentes detalhes:

Quais os tipos de fornos para pizzas

Assim que decide adquirir um forno é importante saber quais os modelos disponíveis no mercado, para que seja possível avaliar qual o melhor produto para si.

A gás 

São fornos práticos e fáceis de limpar, ideias para fazer pizzas de forno mais rápido e uniforme.

A lenha 

O forno a lenha é considerado o mais tradicional entre as opções disponíveis, possui um design tradicional.

Os fornos a lenha remetem-nos para as tradições, os fornos tradicionais são construídos em tijolos que retém e distribui o calor, são os modelos mais conhecidos. Com o passar dos anos os fornos a lenha têm vindo a modernizar-se, ganhando assim traços mais modernos e suaves.

Como manter o forno para pizza limpo

Os fornos a lenha são sempre uma excelente opção para fazer pizzas, a grande dificuldade das pessoas que utilizam os fornos a lenha é a sua limpeza. Fique então a conhecer de seguida fique a conhecer algumas dicas:

Não utilize pás para retirar as cinzas:

Ao remover as cinzas com as pás, começa a surgir pequenas ranhuras na pedra, podendo criar buracos, que atrapalhem a remoção das pizzas. 

Cinza acumulada pode atrapalhar a cozedura da pizza:

A cinza que fica na pedra pode atrapalhar a preparação da comida, podendo comprometer a cozedura dos alimentos. 

Limpe diariamente:

Não aconselhamos a utilização de mais de três vezes seguidas, uma vez que a acumulação de cinzas e a fuligem podem cair em cima da pizza. Uma limpeza diária é essencial. 

Utilize uma escova para retirar todos os restos:

Nesse sentido é importante utilizar uma escova específica para cada tarefa, na loja das churrasqueiras temos escovas para fornos disponíveis. A escova para forno possui um cabo comprido que permite limpar até ao fundo do forno. 

Como acender um forno a lenha

Para cozinhar neste tipos de fornos comece então por abrir a porta e a saída de fumos (caso tenha), em caso de não ter uma saída, apenas necessita de deixar a porta totalmente aberta. 

Coloque lenha em pequenas dimensões dentro do forno e acenda, pode utilizar acendalhas. Enquanto o fogo não estiver totalmente aceso recomendamos, que mantenha a porta e a saida superior de fumos aberta.

O momento ideal para colocar a comida dentro do forno a lenha é quando a temperatura atinge entre os 270 Cº e os 300Cº. A parte interior do forno deve estar limpa.

Recomendações importantes

  • Utilize lenha de pequena dimensão;
  • Não utilize água para controlar a temperatura, arrefecer ou limpar o forno, evitando assim danos irreparáveis;
  • Verifique sempre que o forno não se encontra húmido, antes de começar a utilizar.

Em suma, a durabilidade do forno vai depender das práticas de uso e manutenção que utiliza. Assim sendo, na Loja das Churrasqueiras pode encontrar diferentes fornos para pizza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *